Meditação Mindfulness (atenção plena)
Atenção plena é a habilidade humana básica de estar totalmente presente, ciente de onde estamos e do que estamos fazendo, e não excessivamente reativo ou oprimido pelo que está acontecendo ao nosso redor. Embora a atenção plena seja algo que todos possuímos naturalmente, ela está mais facilmente disponível para nós quando praticamos diariamente.
Sempre que você traz consciência para o que está vivenciando diretamente por meio de seus sentidos, ou para seu estado de espírito por meio de seus pensamentos e emoções, você está atento. E há pesquisas crescentes que mostram que, quando você treina o cérebro para estar atento, está na verdade remodelando a estrutura física do cérebro.
O objetivo da atenção plena é despertar para o funcionamento interno de nossos processos mentais, emocionais e físicos.
A meditação mindfulness nos pede para suspender o julgamento e liberar nossa curiosidade natural sobre o funcionamento da mente, abordando nossa experiência com calor e bondade, para nós mesmos e para os outros.
Como faço para praticar plena consciência e meditação?
A plena atenção está disponível para nós a cada momento, seja por meio de meditações e varreduras corporais, ou práticas de momentos conscientes, como parar e respirar quando o telefone toca, em vez de correr para atender. Os princípios básicos da prática da atenção plena são:
- Reserve algum tempo. Você não precisa de uma almofada ou banco de meditação, ou qualquer tipo de equipamento especial para acessar suas habilidades de atenção plena – mas você precisa reservar algum tempo e espaço.
- Observe o momento presente como ele é. O objetivo da atenção plena não é aquietar a mente ou tentar alcançar um estado de calma eterna. O objetivo é simples: pretendemos estar atentos ao momento presente, sem julgamentos. É mais fácil falar do que fazer, nós sabemos.
- Deixe seus julgamentos rolarem. Quando notamos que os julgamentos surgem durante a nossa prática, podemos fazer uma anotação mental deles e deixá-los passar.
- Volte a observar o momento presente como ele é. Nossas mentes muitas vezes se deixam levar pelo pensamento. É por isso que a atenção plena é a prática de retornar, repetidamente, ao momento presente.
- Seja gentil com sua mente errante. Não se julgue por quaisquer pensamentos que surjam, apenas pratique reconhecer quando sua mente divagou e traga-o de volta gentilmente.
Se você gostou dessa publicação e quer saber mais sobre as práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Clique para ser um Terapeuta Holístico
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki:
- Instagram – @dicasreiki:
- YouTube – Dicas Reiki:
- Facebook – Grupo De Reiki:
- TikTok – @dicasreiki:
1 Comentário