Meditação Chinesa
Qi (Chi), em chinês, significa energia. Gong (Kung), significa método, mobilização ou prática. O termo Qi Gong (pronuncia-se Chi Kun) se refere a um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que visa a mobilização da energia sutil do corpo (Qi), a correção de desarmonias e o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e emocional do praticante.
O Qi Gong é uma técnica milenar que não pode ser atribuída a uma pessoa em específico e que une, ao mesmo tempo, habilidades de luta, expansão e desenvolvimento da consciência física e mental. Derivado do Tao Yin, técnica taoísta ancestral, o Qi Gong como é conhecido nos dias de hoje teve origem durante o período da Dinastia Han, entretanto, a expressão Qi Gong data do início do século XX, e descreve detalhadamente uma série de exercícios físicos e de respiração que atuam diretamente na interação corpo e mente.
Benefícios do Qi Gong
Dentre os benefícios principais dos praticantes de Qi Gong, destacam-se o restabelecimento da circulação adequada da energia e do sangue pelo corpo, o fortalecimento da respiração, circulação e digestão, o alívio do estresse do dia a dia, a absorção e armazenamento de Qi e a eliminação de energias perversas através do fortalecimento do sistema imunológico.
Modalidades de Qi Gong
Existem diversas formas e vertentes diferentes de Qi Gong, que podem ser basicamente divididas em duas categorias diferentes: estático e dinâmico. O Qi Gong estático também pode ser compreendido como meditativo, e utiliza-se de meditações guiadas e exercícios de visualização criativa; focando a atenção da mente em imagens específicas, é possível alterar a frequência cerebral, favorecendo tanto o relaxamento mental quanto até mesmo os processos de cura. Já o Qi Gong dinâmico se refere em uma série de exercícios físicos que integram corpo e mente através do foco nas visualizações e na respiração. Além da mudança na frequência mental, esta prática ainda visa promover a saúde pois fortalece articulações, tendões, músculos e ossos.
Também podem ser classificados em diferentes escolas, de acordo com seus propósitos e intenções: Escola Terapêutica (fortalecimento do corpo, mente e tratamento de doenças para a longevidade), Marcial (desenvolvimento de habilidades marciais), Taoísta (controle da respiração e utilização da visualização para o desenvolvimento espiritual), Budista (meditação para o desenvolvimento espiritual) e Confucionista (objetivando o desenvolvimento mental e intelectual). Em comum, todos favorecem o desenvolvimento da consciência corporal, acalmam a mente e aumentam a favorecem a capacidade de atenção e concentração, buscando a união de corpo e mente como ferramenta de Saúde e Longevidade. Pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou aptidão física, individualmente ou em grupo.
Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki
- Instagram – @dicasreiki
- YouTube – Dicas Reiki
- Facebook – Grupo De Reiki
- TikTok – @dicasreiki
Seja o primeiro a comentar!