A meditação Qigong é uma prática de cura chinesa antiga que combina respiração controlada, movimentos suaves e meditação para promover uma boa saúde mental, física e espiritual.
Semelhante ao tai chi, acredita-se que a meditação qigong auxilia em uma variedade de problemas de saúde, incluindo hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, fadiga crônica, insônia e dores nas pernas e nas costas, entre outros.
Esta prática tem como objetivo cultivar a energia e força da natureza em seu corpo para promover uma melhor saúde mental, física e espiritual
Qigong é popular na China para exercícios, recreação, relaxamento, medicina preventiva e cura física e mental. Além disso, é empregado no treinamento de artes marciais. Apesar de seu uso generalizado.
Embora existam muitas maneiras de praticar qigong, existem duas categorias principais: qigong ativo (dinâmico) e qigong passivo. As duas categorias principais de qigong incluem qigong ativo e passivo. O qigong ativo usa movimentos lentos e controlados para ajudar a energia – ou qi – a fluir pelos meridianos do corpo, enquanto o qigong passivo envolve quietude e respiração calma. Independentemente da forma de qigong, o objetivo é permitir que a energia se mova livremente por todo o corpo e se reconecte com a terra para a cura
- O Qigong ativo (dinâmico)
O qigong ativo: também conhecido como dong gong – envolve movimento ativo intencional e respiração que aumenta a energia yang. Inclui a repetição de movimentos suaves e coordenados para promover a drenagem sanguínea e linfática , equilíbrio, força muscular e flexibilidade e uma maior consciência do corpo no espaço (conhecido como propriocepção)
- O Qigong passivo
O qigong passivo se concentra em abraçar a energia yin por meio da quietude do corpo e do cultivo mental da energia Qi.
Durante esta forma de qigong, o corpo não se move externamente, mas a mente está trabalhando ativamente para cultivar e mover a energia por todo o corpo. Essa prática seria semelhante à meditação tradicional.
Benefícios da Qigong
Os benefícios do qigong incluem redução do estresse e ansiedade, aumento do foco e aumento do equilíbrio e flexibilidade. Pode até reduzir o risco de certas doenças crônicas. Além disso, a incorporação de qigong na prática diária ou semanal tem sido associada a maior qualidade de vida devido a menos estresse, maior autoeficácia e melhor saúde física. Ainda assim, estudos de maior qualidade são necessários
A maioria das formas de qigong pode ser praticada por pessoas de todas as idades e condições. No entanto, se você tiver uma doença ou lesão crônica, é melhor falar com seu médico antes de introduzir qualquer nova forma de exercício em seu regime.
Se você está interessado em acalmar e relaxar sua mente e corpo, experimente o qigong.
E essa é a A meditação Qigong, se você gostou dessa publicação e quer saber mais sobre as práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
https://gabrielreisstein.com.br/terapeuta-holistico-reiki-integrativo/
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você!
Namastê!