Vipassana, significa ver as coisas como realmente são, é uma das técnicas de meditação mais antigas da Índia. Foi redescoberto pelo Buda Gotama há mais de 2500 anos e foi ensinado por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.
Vipassana nos leva a encontrar “uma visão da verdadeira natureza da realidade”, por meio da contemplação de várias áreas-chave da existência humana: “sofrimento, insatisfação”, “impermanência”, “não-eu” e “vazio”.
A Vipassana é uma forma de autotransformação por meio da auto-observação. Ela se concentra na profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas que formam a vida do corpo e que continuamente interconectam e condicionam a vida da mente. É essa jornada auto-exploratória baseada na observação à raiz comum da mente e do corpo que dissolve a impureza mental, resultando em uma mente equilibrada cheia de amor e compaixão.
A Vipassana nos ajuda a:
- acalmar nossa mente;
- focar no presente;
- aceitar pensamentos, emoções e sensações pelo que realmente são;
- reduzir os arrependimentos ao pensar menos no passado;
- se preocupar menos com o futuro;
- responder a situações com base na realidade, em vez de preocupações ou noções preconcebidas;
Desde a época de Buda, Vipassana foi transmitida, até os dias atuais, por uma cadeia ininterrupta de professores.
Os fundamentos de Vipassana podem ser aprendidos para que possam ser aplicados na vida diária. Quanto mais a técnica é praticada, maior será a liberdade da miséria e mais próxima será a abordagem do objetivo final da libertação total. Mesmo dez dias podem fornecer resultados vívidos e obviamente benéficos para a vida cotidiana.
Todas as pessoas sinceras são bem-vindas a participar de um curso de Vipassana para ver por si mesmas como a técnica funciona e medir os benefícios. Todos aqueles que tentarem descobrirão que Vipassana é uma ferramenta inestimável para alcançar e compartilhar a verdadeira felicidade com os outros.
Para realizar a Meditação Vipassana:
Se você estiver interessado em tentar a meditação Vipassana em casa, siga estas etapas:
- Reserve de 10 a 15 minutos para praticar. É recomendado que você pratique Vipassana ao acordar pela manhã.
- Escolha uma área tranquila com pouca ou nenhuma distração. Uma sala vazia ou um local isolado do lado de fora são ótimas opções.
- Sente-se no chão. Cruze as pernas em uma posição confortável. Envolva seu núcleo, endireite suas costas e relaxe seu corpo.
- Feche os olhos e respire normalmente. Concentre-se em sua respiração natural e no que você sente.
- Esteja atento a cada inspiração e expiração. Observe seus pensamentos, sentimentos e sensações sem reagir ou julgar.
- Se você se distrair, simplesmente observe a distração e volte a respirar.
- Procure fazer isso por pelo menos 5 a 10 minutos ao iniciar pela primeira vez. À medida que você se acostuma com esta prática, trabalhe até 15 minutos ou mais de meditação Vipassana.
Se você gostou dessa publicação e quer saber mais sobre as práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
https://gabrielreisstein.com.br/terapeuta-holistico-reiki-integrativo/
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você!
Namastê!