A palavra Antahkarana deriva do sânscrito e significa: Antar = interior e Karana = instrumento. Designa um símbolo tibetano usado em rituais para cura e meditação, embora alguns autores que observam também a sua utilização na China e na Lemúria há muitos milhares de anos atrás.
Durante esse tempo, esteve restringido ao uso quase exclusivo dos mosteiros. Numa época mais recente, ficou finalmente acessível a todos, não só para cura, mas também como ferramenta de evolução espiritual, na medida em que possibilita um reforço da ligação entre o cérebro e o eu superior, a alma.
Ora, é precisamente esta ligação que importa desenvolver se quisermos crescer espiritualmente e o Antahkarana é um precioso auxiliar.
Segundo a autora Michelle Griffith, ele foi criado por um conselho de mestres superiores, que vigiam a evolução da nossa galáxia, tendo sido dado a conhecer ao nosso planeta, a par do reiki, durante o período lemuriano.
Se ainda não conhecia o Antahkarana, fique então a saber que é um símbolo poderoso que pode e deve usar. Só pelo facto de se encontrar na sua presença, será alvo de um efeito positivo na sua aura e nos seus chakras.
É também muito útil na meditação. No livro ‘Essential Reiki’, a sua autora, Diane Stein, refere que «ao meditar com este símbolo, activa-se automaticamente a órbita microcósmica, enviando-se a Ki (energia vital individual) através dos canais energéticos centrais do corpo. Durante a meditação, o símbolo pode deslocar-se e alterar-se para imagens diferentes».
Portanto, é um símbolo multidimensional que atua em diferentes planos, sendo constituído por três setes, representativos dos 7 chakras, das 7 cores do arco-íris e dos 7 tons da escala musical. Estão unidos ao centro, simbolizando os três aspectos essenciais do ser: o corpo, a mente e o espírito.
A sua energia move-se de forma ascendente, através das dimensões invisíveis, até à dimensão do eu superior, por isso, tem sempre um efeito benéfico, não havendo o risco de ser mal usado ou para induzir o mal.
Como pode ser utilizado?
Atendendo ao fantástico potencial deste símbolo, poderá usá-lo sob diversas formas como:
- Proteção e purificação de energias;
- Harmonização do campo áurico e dos chakras;
- Harmonização do ambiente ;
- Cura;
- Meditação (olhando simplesmente para ele enquanto faz a meditação);
- Reiki (embora não seja um símbolo reikiano, não precisa ser sintonizado para se utilizar. Promove a concentração e a canalização da energia reiki);
- Sonhos (quando colocado debaixo do travesseiro permite projeções e uma melhor lembrança dos sonhos).
O Antahkarana de Meditação Tibetano
Muitos acreditam que o símbolo foi usado por milhares de anos no Tibete, o território predominantemente budista e região autônoma da China, como uma ferramenta sagrada de cura e meditação. O ritual de meditação tibetano é algumas vezes referido como meditação yantra, onde o meditador contempla imagens visuais ou simbolismos sagrados para focar a mente.
Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki
- Instagram – @dicasreiki
- YouTube – Dicas Reiki
- Facebook – Grupo De Reiki
- TikTok – @dicasreiki