A medicina tradicional chinesa explica que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares de “yin” e “yang” da força vital conhecida como “qi”, pronunciando-se “chi”. Diz-se que o qi flui através dos meridianos, ou vias, do corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia são acessíveis por meio de 350 pontos de acupuntura no corpo. Diz-se que inserir agulhas nesses pontos com combinações apropriadas traz o fluxo de energia de volta ao equilíbrio adequado.
Alguns especialistas usaram a neurociência para explicar a acupuntura. Os pontos de acupuntura são vistos como locais onde os nervos, músculos e tecido conjuntivo podem ser estimulados. A estimulação aumenta o fluxo sanguíneo e, ao mesmo tempo, ativa a atividade dos analgésicos naturais do corpo.
É difícil estabelecer investigações usando controles científicos adequados, devido à natureza invasiva da acupuntura. Em um estudo clínico, um grupo de controle teria que passar por um tratamento simulado, ou um placebo, para que os resultados fossem comparados aos da acupuntura genuína.
Alguns estudos concluíram que a acupuntura oferece benefícios semelhantes para o paciente como um placebo, mas outros indicaram que existem alguns benefícios reais.
A acupuntura pode ajudar a aliviar dores e distúrbios: como:
- baixo dor nas costas
- dor de pescoço
- dor no joelho
- dor de cabeça e enxaqueca
- pressão alta e baixa
- náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia
- algumas condições gástricas, incluindo úlcera péptica
- períodos dolorosos
- disenteria
- rinite alérgica
- dor facial
- enjoo matinal
- artrite reumatóide
- entorses
- cotovelo de tenista
- ciática
- dor de dente
- reduzindo o risco de acidente vascular cerebral
- induzindo trabalho
De acordo com a teoria médica tradicional chinesa, os pontos de acupuntura estão localizados nos meridianos, por onde passa a energia vital. Esta energia é conhecida como “qi” ou “chi”. Um acupunturista examinará o paciente e avaliará sua condição, inserirá uma ou mais agulhas finas e esterilizadas e oferecerá conselhos sobre autocuidado ou outras terapias complementares, como ervas chinesas.
O paciente será solicitado a se deitar de costas, de frente ou de lado, dependendo de onde as agulhas serão inseridas. O acupunturista deve usar agulhas esterilizadas descartáveis e descartáveis. À medida que cada agulha é inserida, o paciente pode sentir uma sensação de picada ou formigamento muito breve.
Depois que a agulha é inserida, ocasionalmente há uma dor incômoda na base da agulha que depois desaparece. A acupuntura geralmente é relativamente indolor.
Às vezes as agulhas são aquecidas ou estimuladas com eletricidade após a inserção. As agulhas permanecerão no local por entre 5 e 30 minutos.
O número de tratamentos necessários depende do indivíduo. Uma pessoa com uma condição crônica pode precisar de um a dois tratamentos por semana durante vários meses. Um problema agudo normalmente melhora após 8 a 12 sessões.
Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki
- Instagram – @dicasreiki
- YouTube – Dicas Reiki
- Facebook – Grupo De Reiki
- TikTok – @dicasreiki