A meditação é a prática de pensar profundamente ou focar a mente por um período de tempo. Embora existam muitas formas de meditação, o objetivo final é uma sensação de relaxamento e paz interior, que pode melhorar a saúde mental. E há um corpo crescente de pesquisas para apoiar isso.
Em uma revisão publicada em março de 2014 na revista JAMA Internal Medicine, os pesquisadores revisaram mais de 18.000 estudos científicos analisando a relação entre meditação e depressão e ansiedade. Quarenta e sete estudos com dados de 3.515 pacientes preencheram os critérios para uma pesquisa bem projetada. Os resultados mostraram que os programas de meditação consciente durante um período de oito semanas tiveram evidências moderadas na redução dos sintomas de depressão e ansiedade.
Outro estudo, publicado em abril de 2018 na revista Psychiatry Review, descobriu que indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada que participaram de um programa de Redução de estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) tiveram uma redução maior nos marcadores de estresse do que um grupo de controle.
Se você estiver interessado em terapia baseada na atenção plena, converse com seu médico sobre como incorporá-la ao seu plano de tratamento. Se você estiver tomando antidepressivos , é importante não tomá-los sem antes falar com seu médico.
Há algumas pesquisas que sugerem que a prática da meditação pode ajudar a gerenciar emoções negativas, como raiva e medo.
Um pequeno estudo publicado em fevereiro de 2016 na revista “Consciousness and Cognition” sugeriu que a meditação pode ajudar as pessoas a lidar com a raiva. Além disso, melhorias foram observadas com apenas uma sessão de meditação.
Para o estudo, os pesquisadores examinaram 15 pessoas que eram novas na meditação e 12 que eram praticantes experientes. Os participantes foram convidados a reviver experiências que os deixaram com raiva. Aqueles que nunca haviam praticado meditação antes experimentaram um aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, enquanto aqueles com experiência na prática não tiveram muita reação física ao exercício.
Como segunda parte do experimento, aqueles que nunca haviam meditado antes, o fizeram por 20 minutos. Quando solicitados a reviver o episódio indutor de raiva mais uma vez, eles tiveram muito menos resposta física.
Outro pequeno estudo, publicado em setembro de 2016 na revista Frontiers in Human Neuroscience, descobriu que a meditação ajudava as pessoas a gerenciar emoções negativas. Para o experimento, um grupo de participantes ouviu meditação guiada enquanto outro grupo de controle ouviu uma apresentação de aprendizagem de idiomas. Após essas sessões, os sujeitos viram fotos de cenas perturbadoras, como um cadáver ensanguentado. Os pesquisadores registraram sua atividade cerebral e descobriram que aqueles que participaram da sessão de meditação tiveram uma recuperação mais rápida da resposta emocional em seus cérebros depois de ver as fotos, sugerindo que a meditação os ajudou a gerenciar suas emoções negativas.
Finalmente, pesquisas preliminares sugerem que a meditação pode ajudar a diminuir o medo dos sobreviventes de câncer de que a doença retorne. De acordo com a American Cancer Society, quase 60 por cento dos sobreviventes de câncer de um ano relatam preocupações moderadas a graves sobre sua doença voltar. O medo pode ser tão angustiante que afeta negativamente o humor, os relacionamentos, o trabalho, os acompanhamentos médicos e a qualidade de vida geral.
Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki
- Instagram – @dicasreiki
- YouTube – Dicas Reiki
- Facebook – Grupo De Reiki
- TikTok – @dicasreiki