Logoterapia
A logoterapia é uma abordagem terapêutica que ajuda as pessoas a encontrar um significado pessoal na vida. É uma forma de psicoterapia focada no futuro e em nossa capacidade de suportar dificuldades e sofrimentos por meio da busca de um propósito.
O psiquiatra e psicoterapeuta Viktor Frankl desenvolveu a logoterapia após sobreviver aos campos de concentração nazistas na década de 1940.
Frankl acreditava que os humanos são motivados por algo chamado “vontade de sentido”, que é o desejo de encontrar sentido na vida. Ele argumentou que a vida pode ter significado mesmo nas circunstâncias mais miseráveis e que a motivação para viver vem de encontrar esse significado.
Esta opinião foi baseada em suas experiências nos campos de concentração e sua intenção de encontrar significado através de seu sofrimento. Dessa forma, Frankl acreditava que quando não podemos mais mudar uma situação, somos obrigados a mudar a nós mesmos.
Técnicas
Frankl acreditava que era possível transformar o sofrimento em conquista e realização. Ele via a culpa como uma oportunidade de mudar a si mesmo para melhor e as transições de vida como a chance de agir com responsabilidade.
Dessa forma, a logoterapia visa ajudá-lo a fazer melhor uso de seus recursos “espirituais” para resistir às adversidades. Três técnicas destinadas a ajudar nesse processo incluem a desreflexão, a intenção paradoxal e o diálogo socrático.
Em que a Logoterapia pode ajudar
Talvez não surpreendentemente, há evidências de que o significado da vida se correlaciona com uma melhor saúde mental. Este conhecimento pode ser aplicado em áreas como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Pesar;
- Dor;
- Fobias;
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
- Esquizofrenia;
- Abuso de substâncias;
- Ideação suicida;
A logoterapia pode melhorar a resiliência — ou a capacidade de suportar adversidades, estresse e dificuldades. Isso pode ser devido às habilidades que essa forma de terapia estimula as pessoas a desenvolver, como:
- Aceitação;
- Permissão de estresse “saudável”;
- Altruísmo;
- Uma abordagem ativa da vida;
- Reavaliação cognitiva, ou reinterpretação do significado de um evento;
- Coragem para enfrentar os medos;
- Humor;
- Otimismo mesmo diante da tragédia;
- Responsabilidade;
- Espiritualidade (que pode ou não ser religiosa);
- Estilo de vida baseado em valores;
Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:
Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨
Namastê e Volte sempre! 🥰
Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏
- Blog – Grupo de Reiki
- Instagram – @dicasreiki
- YouTube – Dicas Reiki
- Facebook – Grupo De Reiki
- TikTok – @dicasreiki
Seja o primeiro a comentar!