A meditação

A meditação pode ser uma tradição antiga, mas ainda é praticada em culturas de todo o mundo para criar uma sensação de calma e harmonia interior.

Embora a prática esteja ligada a muitos ensinamentos religiosos diferentes, a meditação é menos sobre fé e mais sobre como alterar a consciência, encontrar consciência e alcançar a paz. Atualmente, com a necessidade cada vez maior de reduzir o estresse em meio a nossas agendas lotadas e vidas exigentes, a popularidade da meditação está aumentando.

Embora não haja uma maneira certa ou errada de meditar, é importante encontrar uma prática que atenda às suas necessidades e complemente a sua personalidade.

Iremos abordar sobre 5 tipos de meditação:

 

  • meditação de atenção plena;
  • meditação focada;
  • meditação de movimento;
  • meditação mantra;
  • meditação de visualização.

 

Nem todos os estilos de meditação são adequados para todos. Essas práticas requerem diferentes habilidades e mentalidades. Como saber qual a melhor?

Continue lendo para aprender mais sobre os diferentes tipos de meditação e como começar.

 

  1. Meditação de atenção plena

A meditação de atenção plena se origina dos ensinamentos budistas e é a técnica de meditação mais popular no Ocidente.

Na meditação da atenção plena, você presta atenção aos seus pensamentos enquanto eles passam por sua mente. Você não julga os pensamentos nem se envolve com eles. Você simplesmente observa e toma nota de quaisquer padrões.

Esta prática combina concentração com consciência. Você pode achar útil concentrar-se em um objeto ou na sua respiração enquanto observa quaisquer sensações, pensamentos ou sentimentos corporais.Esse tipo de meditação é bom para pessoas que não têm um professor para orientá-los, pois pode ser facilmente praticado sozinho.

 

  1. Meditação focada

A meditação focada envolve a concentração usando qualquer um dos cinco sentidos.

Por exemplo, você pode se concentrar em algo interno, como sua respiração, ou pode trazer influências externas para ajudar a concentrar sua atenção.

Experimente contar contas de mala , ouvir um gongo ou olhar para a chama de uma vela.

Essa prática pode ser simples na teoria, mas pode ser difícil para os iniciantes manterem o foco por mais do que alguns minutos no início. Se sua mente divagar, é importante voltar à prática e reorientar. Como o nome sugere, essa prática é ideal para quem requer um foco adicional em sua vida.

 

  1. Meditação de movimento

Embora a maioria das pessoas pense em ioga ao ouvir a meditação em movimento, essa prática pode incluir caminhadas na floresta, jardinagem , qigong e outras formas suaves de movimento. É uma forma ativa de meditação onde o movimento o orienta.

A meditação em movimento é boa para pessoas que encontram paz em ação e preferem deixar suas mentes divagar.

 

  1. Meditação de mantra

A meditação mantra é proeminente em muitos ensinamentos, incluindo as tradições hindu e budista. Este tipo de meditação usa um som repetitivo para limpar a mente. Pode ser uma palavra, frase ou som, como o popular “Om”.

Não importa se o seu mantra é falado em voz alta ou baixa. Depois de entoar o mantra por algum tempo, você estará mais alerta e em sintonia com o ambiente. Isso permite que você experimente níveis mais profundos de consciência.

Algumas pessoas gostam da meditação mantra porque acham mais fácil se concentrar em uma palavra do que em sua respiração. Essa também é uma boa prática para pessoas que não gostam de silêncio e gostam de repetição.

 

5. Meditação de visualização

A meditação de visualização é uma técnica focada em aumentar os sentimentos de relaxamento, paz e calma, visualizando cenas ou imagens positivas.

Com essa prática, é importante imaginar a cena vividamente e usar todos os cinco sentidos para adicionar o máximo de detalhes possível.

Outra forma de meditação de visualização envolve imaginar-se tendo sucesso em objetivos específicos, com o objetivo de aumentar o foco e a motivação.

Muitas pessoas usam a meditação de visualização para melhorar o humor, reduzir os níveis de estresse e promover a paz interior.

Se você gostou dessa publicação e quer saber mais sobre as práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:

 

https://gabrielreisstein.com.br/terapeuta-holistico-reiki-integrativo/

 

Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você!

 

Namastê!

 

Mestre Gabriel Reis Stein | Website

Deixe seu Comentário ou Dúvida...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!