Meditação Zazen

meditacao Zazen

Zazen, uma forma de meditação sentada, está no centro da prática zen. Na verdade, o Zen é conhecido como a “escola de meditação” do budismo. Zazen é o estudo de si mesmo.

Ser iluminado pelas dez mil coisas é reconhecer a unidade do eu e de todas as coisas. O Buda sentou-se em meditação para realizar sua iluminação e, por 2.500 anos, essa tradição de meditação continuou, transmitida a nós de geração em geração. A prática de meditação do Buda se espalhou da Índia à China, ao Japão, a outras partes da Ásia e, finalmente, ao Ocidente. Os aspectos essenciais do zazen são bastante fáceis de comunicar e são importantes para praticantes iniciantes e maduros. Ao mesmo tempo, a experiência de meditação de uma pessoa pode mudar profundamente se praticar de forma consistente. Com a prática consistente, o zazen transforma nossa mente, coração e vida.

 

Algumas Posições Zazen

postura zazen

Temos a tendência de ver o corpo, a respiração e a mente separados, mas no zazen começamos a ver como eles são uma realidade inseparável. Primeiramente, damos nossa atenção à posição de nosso corpo no zazen, estabelecendo uma postura acordada e relaxada. Como o corpo e a mente são um, nossa postura afeta diretamente nossa respiração e estado de espírito. Uma postura estável, relaxada e vigilante nos ajuda a cultivar uma mente estável, relaxada e desperta. A postura zazen mais eficaz é a posição do Buda sentado. É recomendável sentar no chão porque é aterrado e oferece uma base mais estável. Usamos um zafu, um pequeno travesseiro que levanta um pouco a pelve e os quadris, para que os joelhos toquem o chão. Isso formará uma base de tripé natural, aterrada e estável.  

 

  • Posição birmanesa

Existem várias posições de pernas diferentes que são possíveis quando se está sentado de pernas cruzadas. A primeira e mais simples é a  posição birmanesa , em que as pernas estão cruzadas e os dois pés apoiados no chão. Os joelhos também devem repousar no chão, embora às vezes seja necessário um pouco de alongamento para as pernas caírem tanto. Depois de algum tempo, os músculos se soltaram e os joelhos começaram a cair. Para ajudar a que isso aconteça, sente-se no terço da frente do zafu, movendo seu corpo um pouco para a frente. Ao imaginar o topo de sua cabeça empurrando para cima em direção ao teto e alongando seu corpo dessa forma, endireite a coluna – então, apenas deixe os músculos relaxarem. Com as nádegas voltadas para o zafu e o estômago um pouco para fora, pode haver uma ligeira curva na região inferior das costas. Nessa posição, é preciso muito pouco esforço para manter o corpo ereto.

 

  • Posição de Meio Lótus

Outra posição é a de meio lótus , onde o pé esquerdo é colocado sobre a coxa direita e a perna direita dobrada para baixo. Esta posição é ligeiramente assimétrica e às vezes a parte superior do corpo precisa compensar para se manter absolutamente reta. As pessoas que usam essa posição devem ter o hábito de alternar a perna que levantam.

 

  • Posição de lótus completa

De longe, a mais estável de todas as posições é a de lótus completa , onde cada pé é colocado na coxa oposta. Isso é perfeitamente simétrico e muito sólido, porém requer uma grande flexibilidade nos quadris, por isso pode levar algum tempo e alongamento para ser realizado e não é para todos os tipos de corpo. Estabilidade e eficiência são algumas das razões importantes pelas quais sentar de pernas cruzadas no chão funciona tão bem, mas lembre-se de que o mais importante no zazen é a prática da mente.

 

  • Posição da cadeira

Finalmente, não há problema em se sentar em uma cadeira. Para ajudar a aterrar o corpo nessa postura, mantenha os pés apoiados no chão. Se ajudar, você pode usar uma almofada, ou zafu, da mesma forma que usaria no chão, colocando-a embaixo de você na cadeira e sentando-se no terço dianteiro dela. É melhor sentar-se para a frente na cadeira para apoiar a coluna. Se, devido a problemas nas costas, você precisar se inclinar no encosto da cadeira, tente colocar um zafu entre a região lombar e o encosto da cadeira, para manter a coluna reta e vertical. Todos os aspectos da postura que são importantes quando sentado no chão ou em seiza são igualmente importantes quando se está sentado em uma cadeira.

 

Se você gostou dessa publicação e quer saber mais sobre as práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:

 

Clique para mais informações!

 

Clique para ser um Terapeuta Holístico 

 

Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você!

 

Namastê e Volte sempre!

 

Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏

 

– Blog – Grupo de Reiki :

https://gabrielreisstein.com.br

 

   – Instagram – @dicasreiki :

https://www.instagram.com/dicasreiki/

 

   – YouTube – Dicas Reiki :

https://www.youtube.com/channel/UCUmJvt07Ll4d5qwZe9QYqhA

 

   – Facebook – Grupo De Reiki :

https://www.facebook.com/dicasreiki/

 

   – TikTok – dicasreiki :

https://www.tiktok.com/@dicasreiki?lang=pt-BR

 

Mestre Gabriel Reis Stein | Website

Deixe seu Comentário ou Dúvida...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!