O que significa Raja Yoga?

raja yoga

Raja yoga é uma das quatro escolas clássicas de yoga ao lado de Jnana, Bhakti (devoção) e Karma (ação), cada uma oferecendo um caminho para moksha (libertação espiritual) e auto-realização.

Em sânscrito, raja significa ‘rei’ ou ‘real’, referindo-se ao status de Raja yoga como um ‘caminho real’ ou forma principal de yoga. Tradicionalmente, a Raja yoga refere-se tanto ao objetivo do yoga quanto ao método de alcançá-lo. Como tal, também é considerado o estado de paz e contentamento que surge da prática sustentada de ioga e meditação.

Em essência, Raja Yoga é o yoga do controle da mente e do corpo, com foco na meditação e na energia. Abrange ensinamentos de todos os caminhos diferentes, e é do Raja Yoga que o Hatha Yoga e a prática moderna de asanas se desenvolveram.

Como o Raja Yoga envolve todas as três dimensões da existência humana (física, mental e espiritual), ele permite que os praticantes alcancem equilíbrio e harmonia em todos esses níveis.

Embora Raja Yoga tradicionalmente enfatize a meditação como o caminho para a auto-realização, o termo passou a se referir a uma variedade muito maior de práticas. No texto do século 19 Raja Yoga Swami Vivekananda igualou Raja yoga com os Yoga Sutras de Patanjali. Como tal, Raja Yoga tem sido usado de forma intercambiável com Ashtanga Yoga, ou o ‘caminho óctuplo’ para a liberação espiritual.

De acordo com Raja Yoga, o maior obstáculo para a auto-realização é uma mente ocupada, na qual pensamento excessivo, ego, desejo, apego e um senso separado de si mesmo contribuem para o sofrimento.

Acredita-se que trabalhar através das práticas da mente e do corpo descritas nos oito membros do yoga de Patanjali aproxima o praticante de um estado iluminado de consciência conhecido como samadhi , no qual é possível experimentar o verdadeiro eu.

O caminho óctuplo, ou os oito membros do Raja Yoga são:

  1. Yamas – Cinco observações sociais: ahimsa (não-violência), satya (veracidade) asteya (não roubar), brahmacharya (castidade) e aparigraha (não possessividade).
  2. Niyamas – Cinco observâncias morais: saucha (pureza), santosha (contentamento), tapas (autodisciplina), svadhyaya (auto-estudo), ishvara pranidhana (devoção ou entrega);
  3. Asana – Posturas de Yoga;
  4. Pranayama – Técnicas de respiração como meio de controlar o prana (energia da força vital);
  5. Pratyahara – Retirada dos sentidos;
  6. Dharana – Concentração;
  7. Dhyana – Meditação;
  8. Samadhi – Iluminação ou bem-aventurança.

 

Esses oito membros oferecem uma abordagem sistemática para acalmar a mente e encontrar a libertação do sofrimento. Raja yoga é, em última análise, um meio de transcender a identificação com o complexo corpo-mente-intelecto para entender a natureza do verdadeiro eu.

Durante esses tempos de estresse e incerteza, seus doshas podem estar desequilibrados.

Para ajudá-lo a chamar a atenção para seus doshas e identificar qual é o seu dosha predominante, criamos o seguinte quiz.

Tente não se estressar com todas as perguntas, mas simplesmente responda com base em sua intuição. Afinal, você se conhece melhor do que ninguém.

Se você gostou dessa publicação e quer saber sobre práticas de Reiki e Karuna, venha conhecer o curso mais completo da América latina para se formar mestre em Reiki e Karuna saiba mais clicando no link abaixo:

Clique para mais informações!

Gratidão por ter chegado até aqui! Paz e Luz a você! 🕊✨

Namastê e Volte sempre! 🥰

Para saber mais sobre o seu Mestre não tem segredo. Basta apenas pesquisar pelo seu nome, ou clicar nos links abaixo, para conhecer um pouquinho mais do seu trabalho! 🙏

 

Mestre Gabriel Reis Stein | Website

Deixe seu Comentário ou Dúvida...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!